"Faça do meu lar, Senhor, um lugar de harmonia
Faça do meu coração Tua casa todo dia
Esteja a vontade pra ficar e nunca mais partir
Pois a casa que um dia Te recebeu,
nunca mais saberá viver sem Ti."
(Trecho da música casa de benção da cantora Eyshila)
Hoje, depois de muito tempo sem escrever eu gostaria de expor a vocês a intensidade da letra desta música, quanto Deus usou e como revelou a autora tal sentimento, a composição é realmente um dom de Deus.
Vamos começar explicando a história, para quem não conhece a ARCA DA ALIANÇA, ela era uma caixa retangular de madeira de acácia, medindo cerca de 1 metro e 10 contímetros de comprimento, 70 centímetros de largura e 70 centímetros de altura (Ex. 25:10), que representava a presença de Deus e onde estivesse aquela arca a presença de Deus também estaria. Durante uma guerra os filisteus tomaram a arca do povo de Israel (1Sm. 4:17) e junto com a arca toda a glória de Deus (1Sm. 4:22). Durante o reinado de Saul o povo não se importou com a arca, esqueceram da presença de Deus, Davi determinou que o povo tomasse de volta a arca de Deus(1Cr. 13:3), mas quando estavam trazaendo a arca Uzá tocou nela pra evitar que caísse e foi ferido e morreu ali mesmo, com isso Davi teve medo do Senhor e desistiu de trazer a arca de volta, em vez disso levou-a a casa de Obede-Edom, onde ficou por três meses e é sobre ele que quero falar hoje.
OBEDE significa servo, que é o mesmo que escravo, e EDOM denota que este homem era um descendente dos Edomitas, que eram descendentes de Esaú, sendo estes povos inimigos de Israel, como se não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate terra de Golias, um dos maiores inimigos de Israel, mas ele não se importou de onde vinha, Obede-Edom queria fazer a diferença. Quando Davi teve medo de levar a arca de Deus, Obede Edom se mostrou um verdadeiro guerreiro e abrigou em sua casa a ARCA, ele não só abrigou, ele se apaixonou pela arca, não se trata de apenas ter, se trata de amar, pois a mesma arca que trouxe desgraça em tantos outros lugares traria bençãos e prosperidade a casa de Obede-Edom, pois ele a amava. Após Deus ter confirmado o reinado de Davi sobre Israel, Davi obedecendo a Deus derrotou o povo filisteu e após esta guerra Davi construiu um altar para a ARCA DE DEUS e mandou que a buscassem, mas Obede-Edom já tinha se apaixonado por ela, não pelas riquezas e bençãos que ela trouxe a toda sua família, mas a presença dela, a diferença e a felicidade que ela lhe trazia e ao levarem a arca Obede-Edom foi junto.
Obede-Edom era porteiro, mas ele queria estar mais perto da arca e se torna músico (1Cr 15:18), assim ele consegue estar mais perto da arca, mas ainda não está conformado ele queria estar mais perto e Davi o nomeia como segurança, ele iria vigiar a arca(1Cr. 15: 23-24), e ele continua querendo estar mais perto, Davi nomeia alguns dos levitas para ministrarem diante da arca e advinha quem estava lá? Obede-Edom é claro(1Cr. 16: 4-5), mas Obede-Edom não queria ter o prazer de estar perto da arca sozinho, ele queria sua família com ele e Davi deixa Obede-Edom e seus 68 parentes para ministrarem sobre a arca.
Agora pare e pense um pouco, será que você está apaixonado pelas bençãos e riquezas que Deus tem te concedido ou você está apaixonado pela presença e diferença que Ele causa em sua vida? Ter as bençãos de Deus é uma simples consequência por andar com ele e não ao contrario. Deus que que você O ame independente de bençãos, é claro que Ele nos abençoa, mas isto é um complemento por ter a presença Dele.
Lembre-se que a arca trouxe bençãos a casa de Obede-Edom, mas trouxe maldição a tantos outros lugares onde esteve, portanto analise como você tem tratado a presença de Deus, pois Deus é amor, mas ele também é fogo consumidor. Será que temos dado a importância devida a presença de Deus? Ele poderia escolher qualquer lugar no MUNDO inteiro pra morar, mas Ele escolheu o seu coração e pensa comigo, ISSO É UMA HONRA.