segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Felicidade relativa


Existe uma certa, ou melhor, uma total relatividade que sonda a palavra felicidade.
Uma das definições que o nosso "AURÉLIO" exibe para felicidade é: "s.f. Estado de perfeita satisfação íntima".
E eu garanto que ninguém possui tanta satisfação intima ao ver o flamengo perder quanto eu. rs
E ninguém possui tanta satisfação íntima ao ver o vasco perder quanto meu pai, enfim, isso é uma prova mais do que certa de que felicidade é algo totalmente relativo.
Pensemos então: Por quê questionamos as pessoas a respeito da felicidade delas, usando argumentos favoráveis ao nosso ponto de vista?
Exemplo: Uma "jovem" de 20 anos resolve se casar e sempre que toca no assunto com alguém as pessoas perguntam: Nossa! Você vai casar assim tão novinha?? Porquê? Você namora a quanto tempo? Vocês têm estabilidade financeira? Porquê querem casar?
O questionador usa do ponto de vista dele para argumentar a pessoa (eu, rs). Paremos pra pensar... porquê uma pessoa com 20 anos é muito nova pra casar, mas não é pra ter filho?? Já que vemos dezenas de meninas com cerca de 13 a 20 anos já mães... portanto analisamos que 20 anos é uma idade relativamente baixa para se assumir um compromisso sério, ter obrigações com casa, trabalho, marido e etc... no entanto não é uma idade baixa para ter um filho, correto? Até porquê ter filho antes de casar e com menos de 15 anos hoje se tornou "normal", pelo menos 20% das mulheres com menos de 20 anos já são mães. Até porquê para ser mãe hoje em dia não é necessário uma grande responsabilidade, afinal tem tanta gente pra cuidar dos filhos, as avós, as tias, as irmãs ou até mesmo as tias da creche.
2 anos é muito pouco tempo para se casar, afinal, com 2 anos de relacionamente ninguém conhece ninguém. Mas 1 noite, um dia ou algumas horas é o suficiente para dividir intimidade e se entregar a outra pessoa, até porquê é só sexo mesmo né, como ouço pessoas dizerem: "Ninguém é de ninguém, todo mundo é de todo mundo".
Como questionamos a estabilidade financeira de uma pessoa que quer casar, mas quando uma "amiga" aparece dizendo que está grávida sem ao menos ter um namorado a primeira reação é: "Ai que bonitinho"!
Porquê questionamos o porquê duas pessoas novas querem se casar e não questionamos duas pessoas de mais idade? O amor agora tem idade? "O ministério da saúde adverte, o amor só existe a partir dos 30 anos. Em caso de sintomas anteriores a esta idade, favor desconsiderar o sentimento". rs
Algumas pessoas tem o hábito de estereotipar o marido da amiga, por conta do marido que ela tem. Que culpa tenho eu, se você escolheu errado, ou se o seu marido mudou após o casamento? Isso não significa que TODO marido irá mudar, nem que TODO o casamento trará tristezas aos participantes dele.
Concluindo que ninguém mais aguenta... rs
Vamos parar de julgar a vida das pessoas pela nossa. E isso serve para todos nós, inclusive para mim. Se você não é feliz, isso não significa que sua amiga não possa ser. Se o seu modelo de felicidade é ter dinheiro, não significa que sua amiga não possa ser feliz tendo o necessário. Enfim a idéia de felicidade é pessoal, é mutável, e pra mim é definida de uma forma que talvez não seja pra você... É TER JESUS E ANDAR COM ELE SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário